A grande maioria das pessoas nunca ouviu falar em planejamento previdenciário, inclusive dentro do meio jurídico.
Infelizmente, no Brasil não temos o hábito de planejar nossa aposentadoria e assim acabamos nos aposentando em condições muito inferiores ao que poderíamos, seja por nos aposentarmos com valores menores, ou por termos que esperar mais tempo para a tão sonhada aposentadoria.
O planejamento previdenciário consiste justamente em avaliar toda a nossa situação de trabalho e contribuições para a Previdência Social, para poder escolher de forma consciente quando iremos nos aposentar, qual das regras de aposentadoria será mais benéfica e qual será o valor aproximado da nossa aposentadoria em cada uma das regras.
Assim, o segurado pode avaliar de forma consciente se prefere se aponsetar mais rápido, por um valor menor, ou se prefere aguardar um pouco mais para se aposentar com um valor maior.
Nesse estudo o cliente também irá avaliar o que precisa fazer para ter o melhor benefício possível.
Há um estudo aprofundado da situação do cliente, com avaliação de todos os vínculos de emprego, o que já consta no cadastro do INSS e o que precisa ser regularizado, períodos trabalhados em atividades nocivas, possibilidade de recolhimento de períodos em atraso para melhorar a aposentadoria, reconhecimento de períodos como trabalhador rural, entre outras situações específicas de cada caso.
Ao já deixar tudo regularizado no INSS, no mínimo o cliente estará economizando tempo ao solicitar a aposentadoria junto à Previdência, pois não precisará aguardar discussões para reconhecer nenhum período de atividade que esteja divergente, já que esse trabalho já foi feito.
Não é incomum recebermos pessoas no escritório questionando se podem contribuir por longos períodos atrasados para poderem se aposentar, pois passaram a maior parte da vida sem contribuir. Pessoas que já atingiram a idade necessária, mas não sabiam que precisavam recolher INSS por um período mínimo e hoje não conseguem se aposentar. Ou pessoas que acabaram se aposentando com valores muito inferiores ao que poderiam receber, justamente porque não se planejaram.
São muitas situações e o objetivo do planejamento previdenciário é justamente esclarecer todas essas dúvidas e buscar o melhor benefício, no menor tempo possível.
Há casos de clientes que chegaram ao escritório pretendendo se aposentar já nos próximos meses, mas com o planejamento previdenciário descobriram que esperando apenas mais poucos meses poderiam se aposentar em valores até R$ 2.000,00 acima.
Ou clientes que já haviam até solicitado a aposentadoria, mas ao procurar o escritório verificaram a possibilidade de aumentar o valor da aposentadoria de um salário mínimo para R$ 3.860,00, fazendo uma única ou poucas contribuições.
Hoje o INSS possui muitas regras diferentes de aposentadoria e saber escolher a melhor regra para o seu caso pode fazer muita diferença no seu benefício. Lembre-se que você irá receber sua aposentadoria para sempre, então é importante ter certeza de estar escolhendo com consciência a melhor regra para você.
Então, que tal se planejar hoje?